cloud adoption Mignow

.Blog

Como a adoção da Nuvem pode ser um sinônimo de sustentabilidade?

  • 14 de março de 2023
  • 5 minutos de leitura

Falamos muito sobre os benefícios práticos de Cloud para as operações, mas será deixamos passar um tema tão ou mais importante?

A adoção da nuvem é cada vez mais comum entre empresas de todos os tamanhos e segmentos e não é à toa que essa palavra estampa grande parte dos conteúdos que vemos nas redes sociais atualmente.

As empresas atuais precisam se preocupar com a pegada de carbono e migração para a nuvem por várias razões. Em primeiro lugar, a mudança climática é uma preocupação crescente em todo o mundo, e as empresas estão sendo pressionadas para reduzir sua pegada de carbono. Isso inclui a emissão de gases de efeito estufa, que podem ser gerados pelo uso de servidores e data centers locais. Ao migrar para a nuvem, as empresas podem reduzir significativamente sua pegada de carbono, pois os provedores de nuvem geralmente utilizam tecnologias mais eficientes e sustentáveis para executar suas operações.

Além disso, a migração para a nuvem pode trazer vários benefícios para as empresas, incluindo a redução de custos, maior flexibilidade e escalabilidade, além de melhorar a segurança, resiliência e eficiência de suas operações. Com a nuvem, as empresas podem reduzir a quantidade de hardware e infraestrutura necessária para operar, o que pode levar a economias significativas em energia e recursos naturais. Além disso, a nuvem pode permitir que as empresas acessem e gerenciem dados de forma mais eficiente, o que pode levar a uma melhor tomada de decisão e desempenho geral.

O Relatório de Nuvem Híbrida 2021, realizado pela NTT Ltd., companhia global de serviços de tecnologia, já aponta que 60% das organizações em todo o mundo já estão usando ou testando os recursos da ferramenta. E essa tendência tende a expandir, pois a adoção da nuvem oferece vantagens significativas para as empresas, além de ser uma opção, inacreditavelmente mais sustentável.

Neste artigo, vamos explorar como a adoção da nuvem pode ser uma virada em termos de performance e sustentabilidade. 

Vantagens gerais da adoção da nuvem: 

Antes de explicar como a adoção da nuvem através do MIGNOW pode ser uma vantagem competitiva, vamos destacar algumas das vantagens mais comuns que as empresas experimentam ao migrar para a nuvem:

  • Redução de custos: A adoção da nuvem pode reduzir significativamente os custos de TI, eliminando a necessidade de comprar e manter servidores e outros equipamentos de hardware.
  • Acesso remoto: Com a nuvem, as empresas podem acessar seus dados e aplicativos de qualquer lugar, desde que tenham uma conexão à Internet. 
  • Escalabilidade: A nuvem permite que as empresas aumentem ou diminuam facilmente a capacidade de armazenamento e processamento de acordo com suas necessidades.
  • Maior segurança: Muitos provedores de nuvem oferecem medidas de segurança avançadas para proteger dados e aplicativos de usuários não autorizados.

Sustentabilidade em alta!

Agora, que já entendemos as vantagens competitivas para as empresas, vejamos também como esta transição pode ajudar a sua empresa a reduzir a pegada de carbono além de ser se transformar em uma nova realidade em termos de economia geral.

  • Redução de energia: Como o MIGNOW permite que as empresas eliminem a necessidade de comprar e manter servidores e outros equipamentos de hardware, a migração para a nuvem pode ajudar a reduzir significativamente o consumo de energia.
  • Uso eficiente de recursos: O MIGNOW ajuda as empresas a usar os recursos da nuvem de forma eficiente, evitando o desperdício de recursos e reduzindo o impacto ambiental.
  • Escalabilidade verde: A nuvem permite que as empresas aumentem ou diminuam facilmente a capacidade de armazenamento e processamento de acordo com suas necessidades. Isso significa que as empresas podem escalar suas operações sem aumentar significativamente sua pegada de carbono.

E como o MIGNOW pode ser uma vantagem competitiva para as empresas que buscam migrar para a nuvem?

  • Conversão automatizada: O MIGNOW é um software que automatiza o processo de migração para a nuvem, o que significa que as empresas podem migrar seus dados e aplicativos de forma rápida e fácil, sem precisar de uma equipe inteira de TI dedicada. 
  • Redução de tempo e custos: Como resultado da conversão automatizada, a migração para a nuvem usando o MIGNOW pode ser realizada em um tempo significativamente menor e a um custo menor do que outras opções de migração para a nuvem. 
  • Integração fácil: Pode ser facilmente integrado com ferramentas úteis de negócios, permitindo que as empresas aproveitem ao máximo a nuvem e as atualizações disponíveis. 
  • Suporte especializado: O MIGNOW oferece suporte especializado, incluindo treinamento, para ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo a migração para a nuvem e dos benefícios que essa transição irá oferecer.

Além disso, a migração para a nuvem também pode ajudar as empresas a reduzir seu consumo de energia e melhorar sua eficiência no uso de recursos, contribuindo para um futuro mais sustentável. Se você ainda não adotou a nuvem, agora é o momento ideal para considerar esta ideia, como a melhor opção disponível no mercado em termos de funcionalidade e meio ambiente.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos