É mesmo complexo migrar para o S/4HANA?

.Blog

É mesmo complexo migrar para o S/4HANA?

  • 9 de fevereiro de 2023
  • 5 minutos de leitura

O post de hoje é um bate bola rápido sobre quais são as principais razões que as corporações encontram para migrar para o S/4HANA e ao mesmo tempo, quais são os maiores receios que encontram no momento de tomar a decisão sobre iniciar o projeto.

Existem dúvidas sobre o que o S/4HANA é capaz de fazer por você ou sobre como suavizar o seu projeto de conversão? O mundo mudou, a atualização também! 

Primeiramente começaremos com o mais obvio, quais são as principais razões para migrar para o S/4HANA? Você realmente conhece as motivações que levam os executivos a optarem pelo S/4HANA? A seguir listamos as principais motivações que levam à essa tomada de decisão:

  • Melhor desempenho: o SAP S/4HANA oferece melhor desempenho e velocidade de processamento em comparação com o SAP ECC.
  • Experiência do usuário: o SAP S/4HANA oferece uma interface de usuário mais intuitiva e fácil de usar. 
  • Integração com outras soluções da SAP: o SAP S/4HANA é parte da plataforma SAP HANA, que permite integração com outras soluções da SAP, como o SAP Fiori
  • Capacidade de análise: o SAP S/4HANA oferece melhores recursos de análise de dados, como o SAP HANA, que permite uma análise mais rápida e eficiente dos dados. 
  • Flexibilidade: o SAP S/4HANA é mais flexível e escalável em comparação com o SAP ECC, o que facilita a adaptação às mudanças de negócios. 

E se já ficou claro que a migração é um passo necessário para a acompanhar a competitividade, e uma vez que o suporte empresarial para o ECC irá acabar em 2027, quais são os maiores bloqueios que impedem essa tomada de decisão?  Será que eles realmente são tão grandes quanto o mercado imagina? 

Estimo gastar muito

E se eu falar que irá gastar 5x menos que o previsto em projetos tradicionais? 

Não vemos valor suficiente para migrar para o S/4HANA agora

Quando você decidir migrar existirá no mercado mão de obra suficiente para fazê-lo? Como citamos acima, provavelmente não, e se houver será significativamente custoso dada a relação demanda x oferta desequilibrada do mercado presente e futuro.  

Iremos migrar para o S/4HANA em 2030

Pretende gastar com os custos de manutenção que não poderão ser utilizados? Nesta modalidade você gasta 2% do valor da base de manutenção e não tem nenhum retorno. Literalmente pagar para manter o seu ECC obsoleto, aguardando uma mudança que será necessária em qualquer cenário não é uma solução que visa o aproveitamento de recursos.

Não temos o planejamento necessário.

O Mignow realiza o seu planejamento de migração de forma gratuita. 

Acreditamos que esta é uma solução cara para o momento.

Quanto você estava estimando gastar no projeto? E se eu falar que irá gastar 5x menos com a migração através de software?

Me preocupo com os Z’s, será que irão funcionar bem?

Se a dúvida é se os objetos Z’s se perdem, ou deixam de existir respondemos com clareza: Nara irá acontecer com os objetos Z’s. Eles continuam existindo no ambiente convertido. 

Teremos que ficar muito tempo “desligados”. 

Tudo irá depender do tamanho de seu ambiente, hoje conseguimos fazer algumas previsões de acordo com o que já entregamos. Uma média de 2 dias. Podemos utilizar o NZDT da SAP. 

O prazo de conclusão do projeto é longo. 

Com o software MIGNOW nós reduzimos o tempo de projeto e temos uma média de 4 meses em Brownfield (com base nos projetos já realizados). 

Quais são as garantias de que irá funcionar? 

Somos a empresa que mais realizou conversões no mundo, essa é a sua maior garantia.

Não sei qual é a melhor metodologia de migração (Brownfield x Greenfield x Bluefield).

  • Greenfield: O cliente decide fazer uma implementação do zero, ou seja, reestruturar completamente seu ambiente.
  • Brownfield: Carregamos todas as configurações, customizações, dados transacionais, ou seja, o histórico inteiro e migramos para o novo ambiente (sistema). 

Veja mais em: https://mig-now.com/conteudos/news/webinar-santos-brasil-abordagens-de-conversao/ 

Analisaremos o cenário e apresentaremos a melhor proposta personalizada para o seu caso. 

Quer saber mais sobre a migração para o S/4HANA? Entre em contato com o nosso time de vendas. 

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos