Os Maiores Benefícios do SAP S/4HANA

.Blog

Os Maiores Benefícios do SAP S/4HANA

  • 19 de novembro de 2021
  • 7 minutos de leitura

A pergunta que não quer calar é:  “O que esse tal de SAP S/4HANA tem de melhor que as versões anteriores?”. Rodamos pelo mercado diariamente e ainda existem muitas organizações que não fazem ideia das diferenças e benefícios do queridinho tech da SAP. Mas para isso, vamos começar com um overview. #chegajunto

O SAP Business Suite é um grupo de aplicações da SAP destinadas a executar funções de negócios essenciais, dentre essas aplicações, a principal é o ERP, também chamado de Enterprise Resource Planning. O SAP foi um dos primeiros ERPs da história e sua primeira versão, que começou como um software de gestão financeira, foi lançada ainda na década de 70.

E assim chegamos no famoso SAP S/4HANA, que é a 4ª suíte ERP da SAP, desenvolvida pela própria SAP e que rapidamente se tornou seu sistema ERP de maior sucesso. E qual é a sua principal função? Permitir que as organizações trabalhem de forma integrada em uma economia digital, simples assim.

Desta forma, fornece aos usuários benefícios como:

  • Simplificação e centralização para gerenciamento e administração;
  • Facilidade de uso;
  • Economia;
  • Inovação;
  • Desempenho e velocidade aprimorados;
  • Transição geral simples do local para a nuvem;
  • Além de mais de 1450 novas funcionalidades lançadas em apenas 5 anos.

Veja abaixo sete benefícios do S/4HANA que consideramos para você entender com clareza as evoluções. 

Os 7 maiores benefícios do SAP S/4HANA

Atuação e Agilidade

A primeira grande mudança que podemos citar é que o S/4HANA é executado exclusivamente no SAP HANA, o principal banco de dados de computação in-memory da SAP. Isso significa que programas como o S/4HANA podem aproveitar ao máximo as excelentes velocidades de transação, processamento e relatórios nativas do SAP HANA, em oposição a outras opções mais lentas. As funções que geralmente são executadas em minutos levam apenas alguns segundos, permitindo um desempenho de negócios ideal e um nível mais alto de atendimento ao cliente usando dados em tempo real. #GoSapS4Hana

Como já sabemos, tempo é sim dinheiro quando se trata da fluidez de trabalho dos colaboradores de uma empresa. O S/4HANA é a solução SAP mais amigável e flexível do mercado, com uma interface de usuário final totalmente conduzida por SAP Fiori (conhecida por sua experiência de usuário simplificada e de alta qualidade). Isso significa que as organizações são capazes de criar insights de negócios compreensíveis e sob medida com base em dados em tempo real de qualquer lugar que escolherem – uma vantagem significativa quando se trata de tomar decisões de negócios importantes. #GoFaster

Conheça as principais consequências que a falta de visão sistêmica traz para uma operação, lendo este artigo do blog.

S de Simplicidade

Se houvesse uma palavra para resumir SAP S/4HANA, seria simplicidade.
Inclusive essa é uma ótima curiosidade: O ‘S’ de ‘S4HANA’ realmente deriva da palavra ‘Simple’ em inglês.

Com essa solução altamente simplificada, as empresas são capazes de gerenciar seu cenário de TI sem esforço, de uma maneira nunca vista antes. Quando combinado com a adoção da nuvem em toda a empresa, o SAP S/4HANA centraliza e unifica recursos de hardware e rede para desempenho de negócios final,  atuando como núcleo digital para simplificação de processos de negócios, aproveitando o poder de seu banco de dados em memória HANA.

Custo de propriedade reduzido

#EconomiaDeVerdade!
Embora possa não parecer logo de cara, a adoção do SAP S/4HANA é uma solução altamente econômica. Isso ocorre principalmente porque, com ele, as empresas são capazes de combinar os recursos analíticos e transacionais de vários sistemas diferentes em uma única solução – reduzindo despesas gerais e fornecendo controle centralizado. Eliminar a necessidade de coleta manual de relatórios dessas diferentes fontes economiza tempo e esforço, ao mesmo tempo que fornece resultados muito mais precisos e detalhados.

A adoção do S/4HANA é uma jogada inteligente, na medida em que a eficiência de custos é considerada. Você tem a capacidade de reunir todos os recursos analíticos e transacionais de uma variedade de sistemas em um único local. Isso permite uma tomada de decisão muito melhor e claro, com economia no final da conta.

Inovação

A palavra que todos amamos, #vem inovação!
A adoção da nuvem está no topo quando o assunto é inovação tecnológica nos negócios, e o SAP S/4HANA é uma das principais forças motrizes por trás disso. A nuvem abriu uma ampla plataforma para diferentes fornecedores de software experimentarem e fornecerem uma variedade de produtos inovadores para uso comercial, os quais expandem os vastos recursos do S/4HANA.

Em todo o mundo, SAP S/4HANA está rapidamente se tornando o sistema ERP de maior sucesso da SAP. Por mais de quatro décadas, o software de planejamento de recursos empresariais (ERP) tem sido o núcleo do SAP.  A tecnologia está evoluindo rapidamente, o que significa que apenas “acompanhar” não é o mais indicado. As empresas precisam estar à frente e tomar decisões que as deixem prontas para o futuro. Os aplicativos S/4HANA aproveitam a velocidade, o contexto e a acessibilidade aos dados como nunca antes visto.

Fiori 2.0

O Fiori 2.0 oferece um design moderno para uma experiência de usuário totalmente inovadora, permitindo aos usuários um acesso facilitado às páginas de visão geral, listas de trabalho e relatórios de lista. A IU do SAP Fiori foi projetada especificamente para ser altamente intuitiva, personalizada, responsiva e simples, o que permite aos usuários mais dinamismo durante o trabalho, soluções de perguntas e acesso aos detalhes necessários, independentemente do dispositivo ou implantação.

Saiba mais sobre o SAP Fiori e entenda como um ERP desatualizado pode prejudicar o rendimento de seus colaboradores clicando aqui.

Desempenho aprimorado

Mais uma novidade do SAP S/4HANA é que ele vem com um desempenho aprimorado, permitindo que você planeje, execute, gere relatórios e análises com base em dados ao vivo, bem como fornecer previsões aprimoradas. Ele também permite que sua organização forneça um serviço melhor para aplicativos centrados no cliente.

No geral, os benefícios básicos da migração ou mudança para o sistema SAP S/4HANA para um cliente que usa ECC são extremamente altos. Definitivamente, há dúvidas se um cliente deve mudar completamente para HANA ou ter uma combinação de ECC e HANA, mas para melhor desempenho do sistema e melhoria geral na eficácia, quanto mais cedo um cliente mudar para HANA, melhor será para ele.

Capacidade e estratégia de aquisição de suporte

Por último mas não menos importante: Elimine as limitações da arquitetura técnica atual. O núcleo digital de S/4HANA permite que as empresas aproveitem as tecnologias mais recentes, fornecendo a capacidade de estabelecer uma plataforma padronizada e mais simples para empresas autônomas e permite a capacidade de integração, relatórios e comunicação aprimorados.

Veja também: 1ª Pesquisa de Mercado sobre o S/4HANA do Brasil

Pesquisa de Mercado SAP: Seja o primeiro em sua corporação a conhecer essas respostas privilegiadas. Acesse agora mesmo o material.

Não há tempo a perder!

Fique de olho pois o Fim do SAP Enterprise Support se aproxima a cada ano e ele afeta mais a sua empresa do que você pode imaginar. Clique no botão abaixo e leia mais sobre:

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos