Mignow conquista o primeiro lugar no SAP INNOVATION AWARDS 2022 com o case Carrefour

.Institucional

Mignow conquista o primeiro lugar no SAP INNOVATION AWARDS 2022 com o case Carrefour

  • 20 de abril de 2022
  • 7 minutos de leitura

O SAP Innovation Awards 2022 é uma premiação da SAP que homenageia e celebra as conquistas de empresas e indivíduos com visão de futuro e que aproveitaram o poder dos mais recentes produtos e tecnologias da SAP para revolucionar indústrias, ajudar o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas.

Os jurados selecionaram os 25 vencedores entre centenas de histórias inspiradoras de inovação e entre grandes players do mercado e participantes incríveis O MIGNOW VENCEU A CATEGORIA “Digital Transformation on Rise with SAP” através do case Carrefour. 

Desculpa mundo, agora temos o Óscar do nosso segmento então nos aguentem!

Mas o que fizemos de tão incrível para ganhar esse prêmio tão cobiçado? Basicamente a transformação digital completa do maior varejista do Brasil utilizando Rise With SAP, que como consequência garantiu:

  • Redução de custos de funcionamento do sistema em 30% (usando SAP BTP).
  • Redução de consumo de energia do Carrefour em 45% através da hospedagem em nuvem.
  • Além de aumento na produtividade dos usuários finais em até 64% com as novas interfaces Fiori.
MIGNOW SAP Innovation Awards 2022 - Case Carrefour

Poderíamos encerrar esta matéria por aqui, pois “só isso”, já foi o suficiente para colocar o MIGNOW no radar mundial, mas vamos conversar um pouco sobre esse #BIG projeto.

Primeiro, vamos nos situar sobre a posição do Carrefour no mercado, que dispensa apresentações mas merece um destaque especial.

O Carrefour é um grupo francês e um varejista líder global. Com mais de 321.000 funcionários em todo o mundo, faturamento de quase 80,7 bilhões de euros em 2019, mais da metade dos quais foram gerados fora da França, o Carrefour hoje tem 12.225 lojas em mais de 30 países.

Há 60 anos, são pioneiros no grande varejo de alimentos, seguem com a missão de  tornar seus produtos acessíveis a todos, e assim o Carrefour atinge cerca de 104 milhões de lares por ano em todo o mundo e recebe 1,3 milhão de visitas únicas em todos os seus sites de compras todos os dias.

Do SAP ECC para o SAP S/4HANA no RISE

O maior desafio: 

Atualizar o ERP e mudar o ambiente para a nuvem no curto período de tempo proposto,  para assim melhorar as operações comerciais do Carrefour. O timing foi um fator decisivo neste projeto!

Para muitas empresas do setor de varejo, um projeto deste tamanho é concluído em um ano, devido à grande complexidade envolvida na execução da integração com outros sistemas.

“A preocupação com a chegada da Black Friday tornou a migração ainda mais desafiadora, pois se houve algum atraso na entrega do projeto, o data center atual teria que ser desligado. Em outras palavras, a empresa aumentaria seus custos para a demanda em novembro, quando acontece a Black Friday” comenta Paulo Henrique Farroco, CIO do Carrefour Brasil.

O maior objetivo do projeto:

Migrar o ambiente SAP atual que está hospedado em IBM-CMS ‘on-premise’ para SAP Cloud Saas ambiente (RISE SAP S/4HANA) dentro 3,5 meses.

Atualizar a arquitetura de integração usando novos Middleware no novo ambiente SAP. E atualizar o SAP S/4HANA 1511 Enterprise Resource Planning para a versão 2020, a mais real versão disponibilizada pela SAP.

A solução proposta:

Mover SAP ECC para SAP S/4HANA no RISE e trocar alguns outros produtos do local para a nuvem.

Resultado obtido:

O novo ERP abrange todos os processos do Carrefour, desde a originação, gerenciamento de risco e logística, através dos processos de back office (financeiro, contábil e fiscal) até  processos operacionais. Além disso, a migração abre a possibilidade de previsão para lojas, sobre a quantidade (aumento ou diminuição) de compra de produtos. Com mais robustez e análise rápida de pedidos de vendas através do SAP S/4HANA, o varejista prevê um aumento na lucratividade da empresa.

“Dentro de 3,5 meses pudemos mover com sucesso nosso SAP ECC para SAP S/4HANA e iniciar nossas melhorias em nossas operações. Com o SAP S/4HANA somos capazes de entregar e melhorar várias novas funcionalidades e novas tecnologias ao nosso negócio.” Carrefour.

Além disso, o pacote de benefícios pode ser dimensionado por segmentos, conforme demonstrado abaixo.

Empresarial ou Social:

  • Aumento nas vendas e engajamento dos compradores com ofertas personalizadas, após construção de um mecanismo de recomendação.
  • Redução no consumo de energia em 45%, migrando de dados locais centros para a nuvem.
  • Redução na interrupção de serviços para compradores ou funcionários, com migração entre aplicativos locais.

IT

  • Ao migrar para o Google Cloud, conseguimos a redução dos custos de funcionamento em 30%.
  • Aceleração dos processos de lançamentos, novas tecnologias e processos.

Human Empowerment

  • Aumento da produtividade – Interfaces Fiori são mais fáceis de usar do que UIs SAP anteriores, então permitem um trabalho mais produtivo. Com menus e ladrilhos mais simples, bem como menor quantidade de cliques, Fiori pode gerar redução do tempo gasto em tarefas de até 64%.
  • Fluxo de trabalho mais intuitivo – UIs projetadas pelos Fiori’s apresentam lógica de negócios em vez da lógica SAP. Isto as torna mais intuitivas para a vasta maioria dos trabalhadores da informação
  • Mobilidade aprimorada – Com seu mouse e estrutura de teclado, SAP GUI não era adequado para a forma mobile. A mudança para Fiori oferece vantagens ao celular dos funcionários. A interface simples do Fiori permite que os usuários trabalhem com telas sensíveis ao toque. O comportamento e design consistentes da interface do usuário proporcionam uma experiência semelhante independentemente do dispositivo. Ganhando tempo substancial nas atividades desenvolvidas.

Conquistamos assim:

40% de Redução dos custos operacionais. 

5x Mais velocidade para implantar uma nova funcionalidade. 

30% Mais agilidade para habilitar o usuário final. 

“Ao mudar para a nuvem, conseguimos reduzir nossos custos operacionais em 30%, e isso é apenas o começo. À medida que continuamos a implementar as melhores práticas e a adaptar nossas operações à nuvem, poderemos reduzir ainda mais nossos custos no futuro.” Carrefour.

Por que o MIGNOW?

Mignow foi a organização escolhida para a implementação do projeto por ser a opção mais inovadora do mercado, onde todas as etapas da migração do SAP ECC para SAP S/4HANA são realizados automaticamente por meio de software. Usando ferramentas de inteligência artificial, entende o banco de dados, faz o diagnóstico do projeto, automatiza as etapas de conversão e executa atualizações automáticas.

Carrefour, em parceria com a SAP Brasil e o MIGNOW, empresa de tecnologia especializada em Atualizações SAP S/4HANA, concluiu a migração para um novo data center e serviços de conectividade estrutural. O projeto de alta complexidade foi concluído em um tempo recorde de apenas três meses. Com a implementação, o Carrefour ganhou novas funcionalidades, agilidade e melhorias na execução dos processos da empresa.

APENAS INCRÍVEL! 🏆

Estamos gratos por todos que fizeram deste projeto um SUCESSO e que nos ajudaram a fazer a vitória do SAP Innovation Awards 2022 possível.

Abaixo o link para os premiados de todas as categorias no site da SAP:

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos