A falta de profissionais SAP

.Blog

A falta de profissionais do mercado SAP pode afetar a sua organização?

  • 30 de novembro de 2022
  • 11 minutos de leitura

Descubra os impactos deste cenário e como a ausência de profissionais SAP se relaciona com os projetos de conversão para SAP S/4HANA. 

“Existe um vácuo no mercado de trabalho SAP. E este vácuo é gerado por uma falha estrutural na formação da força de trabalho SAP.” É o que diz Ulisses Pereira criador do projeto #OMundoSAP.

Ulisses fala sobre os impactos da ausência de mão de obra qualificada no mercado SAP e como cada parte do ecossistema pode ser impactado com esta questão, ilustrando as possíveis soluções. Veja a entrevista publicada no portal baguete.com abaixo:

“Desde que eu intensifiquei as ações no projeto de carreira SAP #OMundoSAP tenho conversado muito com o ecossistema SAP formado de profissionais SAP (usuários e consultores) clientes e parceiros e com pessoas da própria SAP. Assim, comecei a compartilhar diariamente as vagas que eu vejo na minha timeline do linkedin. Existe uma característica comum a quase todas as vagas: Sênior, Pleno, Sênior, Pleno, Sênior, Pleno, Pleno, Sênior, Sênior, Sênior, Sênior.

PENSE COMIGO: SE NÃO ENTRAREM PROFISSIONAIS COMO JÚNIOR NUNCA EXISTIRÃO OS PLENOS E SÊNIORS. Em virtude desse vácuo de senioridade qualquer aquecidinha no mercado dá um desespero nos recrutadores. E o problema está se tornando ainda pior, pois A MIGRAÇÃO PARA O S/4HANA está batendo na nossa porta. 2025 está aí.

Quem é o culpado por essa situação? Todos! Cada um tem a sua parcela de culpa, vamos entender: 

A falta de profissionais do mercado SAP pode afetar a sua organização? 1

PROFISSIONAIS SAP  👨‍💻

1. Os que estão fora do mercado de trabalho: 

Primeiro os que não tem a mínima ideia do que é SAP (não sabem se SAP serve para comer ou para passar no cabelo).

Segundo os que conhecem um pouco o potencial do mercado de trabalho SAP. 

Não acumula material desnecessário no estoque.

Não tem a mínima ideia sobre SAP.

A grande maioria dos profissionais não tem a mínima ideia do que é SAP. Por isso, ignoram completamente o que é o mercado de trabalho SAP e qual o real potencial de empregabilidade que existe em se ter um S.A.P no currículo. Quem trabalha com SAP vive em um mundo paralelo que é extremamente difícil de acessar para os demais. Praticamente uma bolha impenetrável. Grupos Não SAP: Contabilidade, Fiscal, Administração, Engenharia de Produção, Compras, Vendas, Logística, Suprimentos, Fiscal, etc. Enfim, qualquer grupo que é ligado a uma área de negócios coberta pela SAP. Grupos SAP: São existencialmente grupos de vaga SAP.

São vários os grupos existentes, nestes grupos existem profissionais que já entraram no mercado e muita gente que fez academia SAP e não conseguiu alocação. Este grupo tem a esperança de aparecer uma vaga SAP para quem tem academia e não tem experiência. Nos grupos “Não SAP” a grande maioria não tem ideia do que é SAP. 

Conhecem o potencial do mercado SAP. 

Este é o grupo é mais “perigoso”, digo perigoso, pois é o que está mais cometendo erro durante a jornada, já que o primeiro grupo sequer iniciou a jornada. Ignorar existência da SAP ainda não pode ser considerado um erro, ou será que pode? 

Os dois principais erros são: tentar pular etapas e pensar no curto prazo. 

Vejo pessoas pulando etapas e na vontade de entrar rápido na carreira SAP investem dinheiro em uma academia. Conheço a história de uma pessoa de Niterói me contou que gastou 15k em uma academia de SAP, mas não tinha formação universitária. Sabemos que em startups formação está sendo pouco exigido, mas no mercado tradicional ainda é item de checklist de recrutador. Não tem graduação não entra! O Leonardo Ternes Santos, CEO da LTSConsulting, me contou outra história muito parecida com o nosso colega de Niterói. O profissional gastou 21k em uma academia BASIS sem ter o conhecimento básico de banco de dados e sistemas operacionais. E é claro não conseguiu alocação. 

Já estão no mercado SAP 

Quem já está no mercado também comete erros e o principal é achar que trabalhar com SAP é igual a carreira pública e acham que se tem estabilidade. Você vende conhecimento e o mercado quer comprar bons profissionais. 

Hoje o mercado procura profissionais mais completos, alinhados com as novas estratégias e tecnologias da SAP. Quem ficar somente no “feijão com o arroz” afetará a sua empregabilidade e sentirá no bolso. 

2. PARCEIROS SAP 💻 

Aqui podemos elencar o parceiro de serviço e o parceiro de educação.

São poucos os parceiros exclusivos de licença e subscrição, mas eles não importam na análise, pois vender licença e subscrição não demanda mão de obra de consultoria. 

3. PARCEIRO DE SERVIÇO ⚙️

Formadores (minoria)

Na minha opinião é o que todos deveriam fazer. Formar profissionais e incentivar o seu colaborador a focar no seu autodesenvolvimento, sempre! Eu tive a sorte de ter trabalhado em empresas que se preocupavam com a formação do colaborador. 

Normalmente as consultorias maiores têm programas de formação, mas são poucas que conseguem manter de forma recorrente ciclos de formação de novos profissionais SAP. Normalmente começam no desespero porque está faltando profissional no mercado. A empresa parceira SAP com característica de formadora sabe que um profissional dificilmente vai dar algum retorno com menos de 6 meses de casa. E isso é um custo para empresa que muitas vezes é cortado na primeira baixa de vendas de projetos. Afinal mão de obra não se estoca. O consultor está lá ocupando baia, ganhando salário tendo projeto ou não. 

Não vou dizer que é fácil manter esse fluxo de formação, Um processo de S&OP para serviço é algo bem complexo. Não é fácil, mas é necessário. 

 
Consumidores (maioria)

O parceiro consumidor é um dos maiores culpados por poluir o mercado SAP.Ou seja, consome o mercado de trabalho procurando por consultores com taxas mais baixas. Em consequência com menores qualificações. São poucas as consultorias consumidoras que mantém um corpo de consultores de qualidade. 

E as que tem um corpo de consultores de qualidade por quanto tempo vão conseguir manter esse mesmo modelo de trabalho? Por quanto tempo o mercado vai fornecer consultores plenos e sênior o suficiente para que consigam manter a qualidade e o seu preço premium? Qualidade custa caro! E qualidade em quantidade mais ainda. Ignorar a o tempo e o fluxo de formação de consultores limita o crescimento de qualquer empresa SAP. 

PARCEIRO DE EDUCAÇÃO 📚 

Cursos, cursos, cursos, cursos cursos, venda cursos é o que eu vejo. O mercado de educação profissional é grande e dá muito dinheiro. Vide a própria SAP com o seu SAP Learning HUB. Não achei um parceiro de educação nas minhas pesquisas que se preocupa com a carreira do profissional SAP. Isso vale tanto para os parceiros oficiais e os não oficiais. “Empurrar” formação e vender curso mais novo na prateleira é apenas o que importa. 

CLIENTES SAP 🤝

Médios e Pequenos. 

Esses são reféns da situação atual. 

É caro manter um profissional SAP dedicado para uma baixa demanda de trabalho. Mesmo assim, especializar o seu time de key-users é importante e pode baratear a conta com as consultorias SAP. Claro, cuide bem do seu key-user, pois se não cuidar vai perdê-lo para uma consultoria fácil, fácil. 

Não especializar e ficar com ele para mim é muito pior. Um ótimo key-user com alguns conhecimentos de consultor é muito útil para qualquer cliente. 

Grandes

Tem grandes clientes SAP que tem mais consultores que muitas consultorias, mas confesso que em 11 anos não conheci um que tenha um programa explícito de formação de consultores. Claro que muitos usuários e key-users migraram para TI e agora são consultores SAP. A famoso “santo de casa” e fazem milagres sim! Já conheci ótimos consultores que foram “criados” por clientes. O que eu não vi foi algum processo estruturado para isso. Inclusive muitas vezes é uma prática não incentivada pela área de negócios, pois vão “perder” um profissional mão na massa para a TI. 

Eu fiz o caminho ao contrário, fui da TI para a área de negócios, e tentar barrar o crescimento de um profissional dentro da empresa é um dos maiores fatores de desmotivação profissional. Se existe espaço para crescer deixa que cresçam e apareçam. Se não puder crescer para dentro, vai crescer para fora, para o mercado. Me veio, agora, o exemplo da HT Solutions do grupo Herval (cliente SAP). O Grupo Herval se especializou tanto que tem uma consultoria própria que atende SAP e não SAP. Esse modelo é exceção e não regra. E eu também não sei o quão é fácil fazer a transição entre as empresas do grupo Herval. 

A falta de profissionais do mercado SAP pode afetar a sua organização? 2

 
4. A PRÓPRIA SAP 💡 

No Brasil a SAP ainda é desconhecida das multidões, não se foi estratégia de formar um grupo mais VIP ou não, mas realidade abaixo da linha do equador é muito diferente que na Alemanha. Lembro que foi no PKOM (SAP PARTNER KICK OFF MEETING) de 2017 que a SAP apresentou o seu brand kit para as massas. Logo depois começamos a ver a marca SAP nos aeroportos, em revistas de grande circulação, na TV (na Globo News saia direto propaganda da SAP).  

A SAP subiu para a 16º lugar como marca mais valiosa do planeta. O quanto ser 16º marca mais valiosa do mundo vai trazer mais profissionais para o mercado SAP e para a carreira SAP? Se a SAP não é vista como opção deste público o problema de falta de plenos e sênior no mercado vai continuar. Se não entrarem júniors não teremos plenos e sêniores. 

PROGRAMAS DE INCENTIVO PARA PROFISSIONAIS SAP 👨‍💼

A SAP tem programas para incentivar a formação de profissionais, principalmente para quem já está dentro da carreira. A quantidade de informação e conteúdo que a SAP e a comunidade SAP gera é absurdo. Para quem já está na carreira SAP tem como aproveitar muito o volume de conteúdo. 

As iniciativas de formação são principalmente dos parceiros. Eu mesmo participei do SAP Sales Academy, agora mesmo está tendo outra formação para prospecção de novos clientes. A área de vendas e bem movimentada na SAP, pois sem vender uma empresa não se mantém. 

Já para a área de consultoria existe uma terceirização da formação junto as empresas parceiras. Para garantir a qualidade a empresa parceira precisa estar autorizada para vender e implantar um produto.  As parceiras só conseguem esta autorização se tiver o mínimo de profissionais com capacidade técnica para implementar, fazer a pré-venda e vender a solução. Sem isto, sem autorização da SAP. Os selos de excelência como o SAP Recognized expertise também exigem do parceiro um mínimo de consultores certificados. Enfim, para ficar compliance com as exigências da SAP tem que seguir a sua cartilha.” 

E agora, sabendo destas informações fazemos apenas uma pergunta: O mercado está com uma questão séria de falta de mão de obra, o que pode acontecer com os clientes que precisarem migrar para o S/4HANA de última hora? 
Falta de mão de obra = Preços mais altos. 

Descubra uma nova opção para migrar:
https://mig-now.com/conteudos/blog/melhor-solucao-atualizar-erp-sap/ 

Link de referência:
https://www.baguete.com.br/noticias/08/11/2022/xp-migra-para-s4-hana 

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos