ERP desatualizado? Conheça o SAP Fiori

.Blog

Um ERP desatualizado prejudica o rendimento de seus colaboradores. Conheça o SAP Fiori

  • 10 de maio de 2022
  • 5 minutos de leitura

Enterprise Resource Planning ou Planejamento de recursos empresariais (em português), é o significado exato do tema de hoje, o tão falado ERP.

Imagine que você precisa gerir uma empresa, com essa tarefa surgem algumas demandas importantes, como por exemplo, como vou realizar pagamentos, ou saber que estamos pagando pelos produtos certos? Quantos produtos precisamos comprar para o próximo mês para evitar falhas em meu estoque? Qual é a melhor forma de realizar entregas ou programar minha logística interna? Quais são as tarefas que envolvem o pagamento dos meus colaboradores? Aliás, meus colaboradores possuem todos os recursos para otimizar tempo e realizar o melhor trabalho possível?

Enfim, o mundo corporativo é feito de perguntas como essa, e diariamente é necessário que você tome centenas de decisões, mas nem sempre estamos tão conscientes sobre todas essas infinitas variáveis. Agora imagine gerir tantas informações cruzadas em planilhas ou sem a possibilidade de analisar tudo com cuidado para chegar nas melhores conclusões. Para isso o ERP foi desenvolvido nos anos 70, e de lá para cá os softwares que desempenham esse papel se tornaram imprescindíveis no dia a dia das corporações e no dia a dia dos usuários.

Hoje nosso foco é no usuário final!

Normalmente os ERP ‘s, assim como o SAP S/4HANA (nosso modelo de ERP dos céus), são divididos em módulos, pois assim são mais adaptativos às necessidades de cada setor ou departamento. Assim, temos módulos específicos para as áreas de finanças, compras, estoque, vendas, logística e assim por diante. Sabendo disso, onde entram os colaboradores? EM TODOS ELES!

As pessoas são a chave de um negócio bem sucedido, e sabendo disso, uma boa gestão depende da sua capacidade de tornar o trabalho de seus colaboradores mais fluido e eficiente, oferecendo os melhores recursos e acima de tudo, a melhor visão possível para que executem um trabalho de excelência. Não seria possível pedir a um pintor que desenvolvesse uma bela obra de arte sem bons pincéis. No ambiente corporativo é exatamente a mesma questão, os ERP’s obsoletos afetam a produtividade dos colaboradores já que aumentam as tarefas manuais, gastando tempo que eles poderiam estar focados em atividades estratégicas e voltadas para os objetivos da empresa.

Além disso, já dissemos por aqui  que a falta de inovação pode deixar sua empresa vulnerável, a segurança de suas informações podem correr risco uma vez que colaboradores fazem uso delas diariamente, e podem utilizar aplicativos terceiros e não autorizados para tornar seu dia a dia mais fácil – veja mais sobre este tema lendo este outro conteúdo.

E quer saber a bomba do dia? Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia deixou a nossa conversa ainda mais interessante. A pesquisa identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios. E sim, a qualidade das ferramentas de trabalho à disposição, como os ERP’s eficientes e modernos afetam, e muito, na qualidade de vida dos colaboradores de sua corporação.

Como isso funciona no S/4HANA?

Existe um pensamento exclusivo para otimizar a visualização e usabilidade de seus colaboradores, o SAP Fiori oferece um modo mais fácil e intuitivo de executar aplicativos SAP em sua organização. Com foco na experiência de usuário inteligente, consistente e integrada, o SAP Fiori pode ajudar você a redefinir o modo como trabalha na era da transformação digital. 

E o que é exatamente o SAP Fiori?

O SAP Fiori é um sistema de design que permite a criação apps de negócios com uma experiência de usuário facilitada, transformando usuários ocasionais em especialistas da SAP através de telas simples e podem ser executadas em qualquer dispositivo. Usando as diretrizes e ferramentas de design do SAP Fiori agora é possível criar e customizar seus próprios aplicativos, para que sejam adaptáveis e consistentes com o SAP S/4HANA. Sua principal característica é facilidade para o usuário final, rapidez na análise e gestão de informações e claro, agilidade para realização de processos por ser uma interface intuitiva e moderna.

Conheça o software que está revolucionando o mercado de atualizações para o SAP S/4HANA.

E para colocar a cereja no sorvetinho:

Os principais benefícios que as empresas conquistam com implantações bem-sucedidas de ERP, como o novo SAP Fiori, seguem na lista abaixo.
(Se você precisa de up em algum dos tópicos abaixo, seu ERP pode ter tudo a ver com isso)

  • Redução de estoques 32% 
  • Redução de Pessoal 27%
  • Aumento de produtividade 26%
  • Redução no tempo de ciclo de ordens de produção 20%
  • Redução no tempo e no ciclo de fechamento contábil/financeiro 19%
  • Redução nos custos de TI 14%
  • Melhoria nos processos de suprimentos 12%
  • Melhorias na gestão de caixas 11%
  • Aumento em receitas: Lucros 11%
  • Melhoria em Transportes: Logística 9 %
  • Melhorias em processos de manutenção 7 % 
  • Entrega no Prazo 6%.

Analisando os detalhes de sua operação você conseguirá atingir grandes resultados!

Veja também o case de conversão mais rápido para o S/4HANA desenvolvido e entregue para a Construtora RFM em apenas 18 dias!

Gostou deste conteúdo?
Clique no botão e conheça agora a melhor solução para atualizar seu SAP.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos