O fim do SAP Enterprise Support para o ECC afeta mais a sua empresa do que você pode imaginar.

.Blog

O fim do SAP Enterprise Support para o ECC afeta mais a sua empresa do que você pode imaginar

  • 26 de outubro de 2023
  • 7 minutos de leitura

Você pode estar alguns anos atrás da concorrência sem ao menos saber disso. Saiba mais detalhes sobre sobre o fim do SAP Enterprise Support para a versão SAP ECC:

Se pudéssemos listar um motivo para o sucesso de um negócio, provavelmente seria: Aproveitar os investimentos realizados (ROI) e transformá-los em oportunidades. As empresas que não possuem essa mentalidade dificilmente se manterão competitivas, aumentando as chances de uma possível crise. Com isso em mente, a finalidade do SAP Enterprise Support é proteger os investimentos existentes, agilizar as operações e através das recentes inovações da SAP, atuar como um verdadeiro parceiro de negócios.

Mas você entende o que é o SAP Enterprise Support e quais oportunidades de negócios estão em suas mãos agora mesmo?

O que é o SAP Enterprise Support?

O SAP Enterprise Support é um serviço de suporte técnico e consultivo fornecido pela SAP para empresas que utilizam soluções SAP. O serviço oferece uma ampla gama de recursos, incluindo:

  • Suporte técnico: O SAP Enterprise Support oferece suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar as empresas a resolver problemas e incidentes.
  • Consultoria: O SAP Enterprise Support oferece consultoria especializada para ajudar as empresas a aproveitar ao máximo as soluções SAP.
  • Atualizações e patches: O SAP Enterprise Support fornece atualizações e patches para as soluções SAP, garantindo que as empresas estejam sempre com as versões mais recentes e seguras.

Por que o SAP Enterprise Support vai acabar?

A SAP decidiu encerrar o suporte para as versões SAP ECC 6.0 e anteriores por uma série de razões. Uma delas é a necessidade de atender às demandas de clientes que buscam as últimas inovações tecnológicas. As versões ECC 6.0 e anteriores não oferecem o mesmo nível de recursos e funcionalidades que as versões mais recentes, como o SAP S/4HANA.

Outra razão para o fim do suporte é a necessidade de reduzir custos operacionais. A SAP estima que o custo de oferecer suporte para as versões ECC 6.0 e anteriores é de US$ 1 bilhão por ano. Encerrando o suporte para essas versões, a SAP poderá reduzir esse custo.

Por fim, a SAP também decidiu encerrar o suporte para as versões SAP ECC 6.0 e anteriores para simplificar sua infraestrutura de TI. A empresa acredita que é mais eficiente oferecer suporte a um número menor de plataformas.

Melhorias e Inovações contínuas que o SAP Enterprise Support entrega:

  • Novas versões de software das Soluções de Suporte Corporativo licenciadas, bem como ferramentas e procedimentos para atualizações.
  • Pacotes de suporte – Pacotes de correção para reduzir os esforços de correções únicas. Além de correções, os pacotes de suporte também podem conter correções para adaptar a funcionalidades aos requisitos legais e regulamentares.
  • Para versões dos aplicativos principais do SAP Business Suite 7 , a SAP pode fornecer funcionalidade e/ou inovações aprimoradas por meio de pacotes de aprimoramento. A prática atual da SAP é fornecer um pacote de melhorias ou outra atualização por ano.
  • Atualizações de tecnologia para oferecer suporte a sistemas operacionais e bancos de dados de terceiros.
  • Código-fonte ABAP disponível para aplicativos de software SAP e módulos de função liberados e suportados adicionalmente.
  • O gerenciamento de alterações de software, como configurações ou atualizações de soluções, é suportado, por exemplo, com conteúdo, ferramentas e material informativo.
  • A SAP oferece ao Cliente até cinco dias de serviços de suporte remoto por ano de arquitetos de soluções SAP para:

    Auxiliar o Cliente na avaliação dos recursos de inovação do pacote de aprimoramento SAP mais recente e como ele pode ser implantado para os requisitos do processo de negócios do Cliente.

    Fornecer orientação ao Cliente na forma de sessões de transferência de conhecimento, com peso de um dia, para software/aplicativos SAP definidos ou componentes do Backbone de Suporte Global. Atualmente, os agendamentos de conteúdo e sessão são declarados na SAP Enterprise Support Academy. A metodologia de agendamento, disponibilidade e entrega fica a critério da SAP.
  • A SAP oferece ao Cliente acesso a autosserviços guiados como parte do SAP Solution Manager Enterprise Edition, ajudando os Clientes a otimizarem o gerenciamento de soluções técnicas de soluções de suporte empresarial.
  • O suporte é muito mais do que um help desk. O suporte de última geração é um facilitador para ajudá-lo a atingir as metas da sua empresa

Desafios da migração para o SAP S/4HANA

A migração para o SAP S/4HANA é um processo complexo que requer planejamento e execução cuidadosa. As empresas que ainda usam as versões SAP ECC 6.0 e anteriores devem começar a planejar sua migração o quanto antes.

Um dos principais desafios da migração do SAP ECC para SAP S/4HANA é a falta de mão de obra especializada. O mercado de trabalho SAP está aquecido e as empresas estão competindo por profissionais qualificados.

Outro desafio é o custo da migração. A migração para o SAP S/4HANA pode ser um processo caro, que pode exigir investimentos significativos em hardware, software e serviços de consultoria.

Recomendações

As empresas que ainda usam as versões ECC 6.0 e anteriores devem começar a planejar sua migração para o SAP S/4HANA o quanto antes. A seguir, algumas recomendações para ajudar as empresas a se preparar para a migração:

  • Comece a avaliar suas necessidades e requisitos. O que você precisa do novo sistema? Quais são seus objetivos de negócios?
  • Faça uma avaliação de sua infraestrutura atual. Você tem o hardware e o software necessários para executar o SAP S/4HANA?
  • Comece a buscar parceiros de consultoria. Um parceiro de consultoria pode ajudá-lo a planejar e executar sua migração.

A migração para o SAP S/4HANA é um investimento importante para as empresas que usam os sistemas ERP ECC da SAP. Ao planejar e executar a migração cuidadosamente, as empresas podem garantir que estejam preparadas para o futuro.

SAP Enterprise Support: +1450 serviços e ferramentas disponíveis e cobertura para qualquer situação.

  • Encontre negócios e melhorias por meio do relatório de oportunidades do SAP Enterprise Support.
  • Adaptado à sua organização com benchmarks do setor.
  • Obtenha conselhos, otimize e melhore continuamente por meio dos mapas de valor do SAP Enterprise Support.
    Exemplo: Reduza as transações não utilizadas por meio do gerenciamento de código personalizado.
  • Aproximadamente 7.400 transações e relatórios de clientes em seus sistemas causam ajustes e esforços de teste para você todos os anos.
  • A SAP estima que 74% de seus objetos de código personalizados não são usados. A referência na indústria é 30% de código personalizado não utilizado.
  • A economia de esforço de 1.625 horas por ano pode ser alcançada eliminando 3.250 objetos para atingir a referência do setor.
SAP Enterprise SupportLinking support value to customer outcomes.The Value of SAP Support:- Fast Value Realization- Business Oucome Focus- End-to-end Optimization- Rapid Response to new Requirements- Business Continuity

Agora que entendemos a importância do SAP Enterprise Support e quais são as oportunidades que a SAP oferece através dele, precisamos explicar que você pode estar utilizando essa ferramenta de forma totalmente errada. Sem a capacidade de atualização constante, seu negócio pode ficar desatualizado, sem aproveitar o investimento (nada pequeno) que está sendo feito pela sua corporação.

Conheça o case de conversão para o S/4HANA mais rápido da história, construído e entregue junto à Incorporadora RFM. Ler sobre o case record de conversão feiro apenas 18 dias!

Veja também: 1ª Pesquisa de Mercado sobre S/4HANA do Brasil

Pesquisa de Mercado SAP: Seja o primeiro em sua corporação a conhecer essas respostas privilegiadas. Acesse agora mesmo o material.

Quer saber como evitar o problema da falta de suporte e falta de atualização antes de todo mundo? Clique no botão abaixo:

Conheça agora

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos