O S4HANA resolve

.Blog

O S/4HANA Resolve.

  • 27 de dezembro de 2022
  • 7 minutos de leitura

Para os modelos de negócios altamente ágeis de hoje, o SAP S/4HANA pode fornecer velocidade, flexibilidade, simplicidade, análises mais rápidas, custos mais baixos e a força do banco de dados em memória do HANA.

Os clientes SAP enfrentam algumas decisões difíceis. Entre as opções: permanecer no ECC e esperar que a SAP adie a data de desativação do suporte para além de 2027 (ou 2030 com aumento nos custos de manutenção), preparar-se para migrar para S/4HANA ou descartar tudo e mudar para um sistema ERP totalmente diferente. 

A complexidade de TI dentro das organizações geralmente atrasa os projetos de migração S/4HANA. Mas para muitas empresas, mudar para S/4HANA faz sentido. A SAP relatou mais de 17.500 assinantes do S/4HANA no terceiro trimestre de 2021, contra 15.100 no mesmo período do ano anterior, de acordo com Statista.

Veja mais em: https://mig-now.com/conteudos/blog/fim-do-sap-enterprise-support/ 

Principais benefícios comerciais

Os especialistas dizem que há muitos benefícios do SAP S/4HANA para as empresas, incluindo flexibilidade, custos mais baixos e análises mais rápidas devido ao banco de dados HANA na memória. O sistema também pode ser mais fácil de usar do que o ECC e fornecer uma transição mais fácil para a nuvem. A seguir estão nove dos principais benefícios de negócios do SAP S/4HANA. 

1. Dificuldade em atualizar os modelos de negócios?

O SAP ECC foi criado para modelos de negócios que não foram forçados a mudar tão rapidamente quanto os modelos atuais estão mudando para acompanhar múltiplas influências, incluindo tecnologias avançadas, expectativas do cliente, interrupções na cadeia de suprimentos e forças de trabalho híbridas. Mas com oportunidades ampliadas para aplicar dados e mudar para novos modelos de negócios, as empresas podem fazer alterações de modelo mais facilmente com o SAP S/4HANA, disse Anand Nataraj, gerente sênior de programa e líder de práticas SAP na Clarkston Consulting.

O SAP S/4HANA foi desenvolvido desde o início e responde pela forma como as empresas fazem negócios atualmente. “Se você deseja fazer mudanças, adquirir empresas ou introduzir novos canais de vendas”, acrescentou Nataraj, “esta plataforma é mais fácil e rápida para entrar nessas novas áreas”. 

2. Necessidade de simplicidade em trazer as aquisições para o ambiente ERP? 

No mundo dos bens de consumo, por exemplo, as empresas se expandem para novos mercados e adicionam produtos complementares às suas ofertas através da aquisição de marcas menores. Antes do SAP S/4HANA, eles precisavam trazer essas aquisições para seus principais sistemas ECC, o que consumia muito tempo e muitos recursos. Com o S/4HANA, as empresas não precisam necessariamente incluir as aquisições em seu núcleo, mas sim mantê-las na nuvem pública SAP. 

3. Custos de propriedade altos? 

O S/4HANA traz funções como Global Available-to-Promise (Global ATP) e governança de dados mestre para o núcleo. Menos caixas para gerenciar significa menores custos de propriedade e manutenção do ponto de vista da infraestrutura, disse Nataraj. 

A infraestrutura compartilhada habilitada pelo S/4HANA permite que as empresas se afastem das infraestruturas bare metal que exigem atualização a cada cinco anos, disse Roan Low, arquiteto de soluções SAP no provedor de nuvem gerenciado Syntax. As empresas agora podem usar implantações de nuvem pública ou privada, juntamente com a virtualização da SAP, para consolidar sua infraestrutura. 

As empresas podem obter uma redução de 11% a 17% nos custos de TI, estima-se, migrando da antiga infraestrutura física para o ambiente mais nativo da nuvem suportado pelo S/4HANA. Mas o planejamento é crítico. Uma atualização do ECC ou de qualquer outro sistema ERP, ele alertou, pode causar estouros de custos se as empresas não planejarem adequadamente a migração.

4. Mais velocidade nos insights analíticos? 

Executando no banco de dados HANA na memória, o S/4HANA aumenta o desempenho exponencialmente. Seu design de dados inteligente reduz tabelas agregadas e redundância de dados para maior eficiência Em vez de armazenar dados em um data warehouse e aguardar o carregamento, o sistema ERP principal agora fornece análises e insights mais rápidos. 

As transações de negócios e os recursos analíticos existentes no mesmo sistema também aceleram os insights. “Isso permite que as empresas tomem decisões com facilidade e rapidez e concluam processos de negócios em um único aplicativo usando uma única fonte de fatos, sem ter que alternar entre sistemas e aplicativos.” ele explicou. “É uma enorme eficiência e economia de tempo.”

5. Mais precisão nas previsões? 

Os aplicativos incorporados de IA e aprendizado de máquina continuam a evoluir lenta, mas constantemente no S/4HANA para melhorar a modelagem, os resultados preditivos e a previsão. Um varejista, por exemplo, poderia usar o Universal Data Element Framework para previsão de demanda com base em dados históricos e extrair fatores de terceiros, como o clima. O varejista poderia então desenvolver um modelo capaz de prever a demanda de um determinado produto em uma determinada região. 

6. Fechamentos de final de período mais rápidos? 

Para finanças, um banco de dados mais rápido deve levar a fechamentos de fim de período mais rápidos. As empresas podem reconciliar sua contabilidade em tempo real e receber relatórios mostrando onde estão financeiramente hoje,  acrescentando que o S/4HANA também permite que as empresas façam contabilidade preditiva aplicando IA e aprendizado de máquina.

7. Ativos mantidos proativamente? 

O banco de dados na memória, o aprendizado de máquina e a IA permitem que as empresas emparelhem sensores IoT industriais com S/4HANA para análise preditiva, principalmente no chão de fábrica, para monitorar ativos e receber alertas se uma máquina estiver com defeito. “Os sensores funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana e monitoram constantemente vibração, temperatura e movimento”. Dependendo das medições de linha de base, acrescentou, as empresas podem prever quando uma máquina precisa de manutenção ou pode apresentar mau funcionamento para evitar reparos mais caros ou paradas imprevistas. 

8. Interface de usuário mais simples?

A SAP não abandonou sua GUI, a familiar interface de usuário por mais de 20 anos. Mas a SAP o redesenhou para o S/4HANA para refletir melhor os processos de negócios aprimorados. Além disso, as empresas podem usar a interface de usuário do SAP Fiori — uma plataforma baseada em HTML5 (SAPUI5) incorporada no S/4HANA ou disponível como um módulo autônomo — para tarefas de negócios padrão em dispositivos iOS e Android. 

9. Tarefas tediosas automatizadas? 

O S/4HANA fornece automação leve de processos para que as organizações possam automatizar tarefas rotineiras, como a execução de relatórios que antes eram feitos manualmente, liberando os funcionários para se concentrarem em ações mais produtivas. Ferramentas robóticas de automação de processos também podem ser adicionadas para acelerar e simplificar os processos de negócios.

Flexibilidade é a palavra! 

Independente do modelo de conversão selecionado, seja planejando uma implantação S/4HANA totalmente nova ou uma migração brownfield, as empresas que estão migrando para o S/4HANA podem fornecer flexibilidade para adicionar novas aquisições de negócios, monitorar ativos proativamente e remover tarefas tediosas do dia de trabalho de seus funcionários. 

Descubra mais sobre uma conversão rápida, segura e automatizada:
https://mig-now.com/conteudos/blog/melhor-solucao-atualizar-erp-sap/ 

Fontes:  

https://mig-now.com/conteudos/ 
https://www.techtarget.com/ 
https://blogs.sap.com/ 

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos