Com o fim do SAP ECC em 2027, corporações devem olhar para atualização interna de seus sistemas antes do prazo estabelecido para o encerramento
Com o fim do SAP ECC em 2027 se aproximando, empresas de todos os tamanhos precisam agir rapidamente para atualizar seus sistemas e garantir competitividade no mercado. Esperar pode significar ficar para trás em relação aos concorrentes. Imagine que você está utilizando um computador que ainda é perfeitamente confiável em suas especificações técnicas, e ainda é utilizável para o atual momento, porém você sabe que em algum tempo, o sistema utilizado deixará de fornecer as atualizações necessárias para você exercer tudo que precisa, e para continuar a desempenhar suas funções de maneira satisfatória, será preciso atualizar este software.
O que você faria? O natural é buscar manter-se atualizado com um novo sistema que te permita seguir seguramente para o futuro. Este é o dilema que milhares de empresas estão passando atualmente com o fim programado do SAP ECC em 2027, onde o processo de migração para o SAP S/4 HANA deverá ser feito para que as mesmas não fiquem para trás no segmento em que atuam em relação aos seus concorrentes.
A migração não se trata apenas de uma atualização de software, mas uma oportunidade para transformar processos operacionais, aumentando a eficiência, reduzindo custos e permitindo decisões mais rápidas e embasadas com dados em tempo real. “A principal função de um sistema SAP é organizar informações e fazer com que a operação dentro das empresas seja funcional”, explica Paulo Secco, CEO e fundador da Mignow, empresa pioneira na utilização de inteligência artificial no processo de migração de SAP ECC para SAP S/4 Hana.
Diferenças entre o SAP ECC e o SAP S/4 HANA
O SAP S/4 HANA oferece funcionalidades que vão além das disponíveis no SAP ECC, incluindo uma interface mais intuitiva com o Fiori, que otimiza a experiência do usuário, resultando em maior produtividade. A automação de tarefas e a análise avançada de dados proporcionam um ganho operacional mensurável, que se traduz em agilidade e precisão nas operações empresariais.
“As empresas precisam iniciar a migração o quanto antes, pois o processo de planejamento e decisão pode levar até um ano. O cenário ideal é não esperar para 2027”, detalha Guilherme Joventino, COO da Mignow.
Como diferencial, a empresa utiliza inteligência artificial para aumentar a rapidez nos processos de preparação e migração em si, tornando o caminho de atualização para o SAP S/4 HANA menos doloroso para as empresas e sem impactar diretamente nos negócios. Em comparação às consultorias tradicionais que levam um ano para realizar o processo de migração, a empresa conclui a maioria de seus projetos em no máximo 5 meses.
Casos de sucesso
Recentemente a Fiagril, empresa brasileira referência no fornecimento de insumos agrícolas e assistência técnica aos agricultores, concluiu com sucesso a migração para o SAP S/4HANA com a Mignow, garantindo um impacto mínimo na operação e cumprimento rigoroso dos prazos. O projeto da Fiagril envolveu mais de 60 colaboradores e 3800 cenários de teste para garantir uma transição suave e sem impacto na operação.
“Nós escolhemos a Mignow pelo tempo de entrega reduzido, pelo foco em migração e pelos cases de sucesso que a empresa possui”, conta Ricieri Donato, responsável pelo projeto na Fiagril. Com a migração concluída, a Fiagril está agora melhor preparada para enfrentar os desafios do mercado, com uma infraestrutura tecnológica robusta e moderna, pronta para suportar seu crescimento e inovação contínuos. “Em 21 anos de experiência, este é o go-live mais suave e seguro em que já participei”, detalha Ricieri.
A partir da migração bem sucedida, a Fiagril está utilizando o potencial tecnológico para criar inovações que facilitem a rotina da empresa, como o Chat Recomendação Agronômica, baseado em inteligência artificial generativa que auxiliará os profissionais de agronomia na recomendação de produtos para os clientes da empresa.
Além da Fiagril, a Mignow já realizou mais de 60 projetos de migração, automatizando até 80% do processo com auxílio de inteligência artificial. A empresa possui na sua cartela clientes de alto perfil, como Randon, BP Bunge, Nike, Pague Menos, XP, Piracanjuba, Eurofarma, AMAGGI, e Carrefour, por qual venceu o SAP Innovation Awards na categoria “Digital Transformation on Rise with SAP”, pelo projeto de migração acelerada do Carrefour, concluído em três meses. A empresa também iniciou sua expansão na América Latina, já atendendo clientes de renome, como o Banco da Costa Rica.
“Nós nos preparamos para ser uma das principais empresas do mundo em realizar migrações de SAP ECC para SAP S/4 HANA e apoiar grandes marcas ao redor do mundo que ainda não começaram a migração, mas que devem considerar a urgência dessa transformação para manterem sua competitividade”, finaliza Paulo.
Sobre a Mignow
Mignow é pioneira em soluções de software para automação de migrações e atualizações de sistemas, focando na transição do SAP ECC para o SAP S/4HANA. Com tecnologia de ponta, facilita a transformação digital das organizações, automatizando até 80% do processo de migração. Isso resulta em uma significativa redução de erros, esforço e custos. A empresa se destaca no mercado por sua eficácia, comprovada por um portfólio de clientes de alto perfil incluindo Fiagril, Randon, BP Bunge, Nike, Pague Menos, XP, Piracanjuba, Eurofarma, AMAGGI, e Carrefour. A Mignow é reconhecida por sua excelência, tendo recebido o SAP Innovation Awards na categoria “Digital Transformation on Rise with SAP” pelo projeto de migração acelerada do Carrefour, concluído em três meses – um feito notável comparado à média de mercado de aproximadamente um ano.
Veja onde esta matéria foi publicada!
–
Por que a migração do SAP é crucial para o futuro das empresas?