Conheça os principais módulos SAP e suas funções.

.Blog

Conheça os principais Módulos SAP e suas funções.

  • 13 de julho de 2022
  • 7 minutos de leitura

Planejamento de recursos e gestão inteligente de informações estão no topo quando falamos sobre os módulos SAP. Descubra aqui quais são as principais funções de cada um deles.

Se você já conhece ou já ouviu falar de SAP, provavelmente você também sabe que os Módulos SAP são as peças fundamentais, pois permitem que uma empresa gerencie bancos de dados de diferentes processos e áreas a partir de um único sistema unificado.

Para entender o que isso significa na prática, em um levantamento realizado pela própria SAP, identificaram que o S/4HANA auxiliou na conquista de números importantes como:

3 Grandes Conquistas do S/4HANA

Números como estes são importantes para ilustrar quão significativas são as mudanças pós implementação, e para que esta realidade seja possível os módulos jogam um papel fundamental.  Com a ajuda dos módulos SAP, os processos de uma estrutura organizacional estarão unificados e funcionando de maneira eficaz.

Conheça os maiores benefícios do S/4HANA acessando este conteúdo do blog.

De acordo com pesquisa realizada pela StrategicCFO360 e SAP , 71% dos CFOs participantes acreditam estar à frente da curva em termos de abertura para mudanças com sistemas de tecnologia, enquanto apenas 5% se consideram retardatários. Mas talvez mais surpreendente seja o seu papel na tomada de decisões de tecnologia corporativa no ano passado, com 64% dizendo que sua influência aumentou.

À medida que os CFOs continuam direcionando investimentos digitais para toda a empresa e agregando valor por meio de sua própria transformação, algumas organizações financeiras estão evoluindo para centros de serviços empresariais completos

Para tornar esta realidade de inovação possível, integrar as informações internas das organizações, usar uma única fonte de verdade, possibilitar processos em tempo real, planejamento dinâmico e informações instantâneas, a SAP desenvolveu módulos personalizados para as necessidades de cada área.  

Conheça abaixo os principais Módulos SAP disponíveis:

E agora que já introduzimos os principais módulos SAP e suas funções, entenda de perto quais são mais utilizados e como atuam individualmente. Conhecer o objetivo de cada módulo é importante para que você possa planejar e escolher os que mais se adaptam às necessidades de sua empresa. Ao chegar o momento de personalizar o seu SAP,  todas as pontas devem ser atendidas e para isso é importante entender cada um deles. Confira abaixo:

Todos os módulos SAP 
SAP SD
SAP FI
SAP CO
SAP MM
SAP SRM
SAP HCM
SAP PP
SAP QM
SAP PM
SAP ABAP

Sales and Distribution (SAP SD)

SAP SD é um dos módulos mais importantes da SAP – com um alto grau de complexidade de integração. As organizações usam SAP SD para apoiar as atividades de vendas e distribuição de produtos e serviços, desde o início do pedido até o final da entrega.

SAP SD pode monitorar muitas atividades que ocorrem na organização, como consulta de produtos, cotação (atividades de pré-venda), gerenciamento de pedidos, preços, planejamento de entrega (atividades de vendas), separação, embalagem, saída de mercadorias, remessa de produtos para clientes, produto entrega e coleta.

Em todos esses processos estão envolvidos vários módulos, como FI (contabilidade financeira), COM (controladoria), MM (gestão de materiais), PP (planejamento da produção), LE (execução logística).

Financial Accounting (SAP FI)

O módulo de contabilidade financeira é responsável por rastrear o fluxo de dados financeiros em toda a organização de forma controlada e integrar todas as informações para tomar decisões estratégicas eficazes. Nesse sentido, o módulo SAP FI inclui várias atividades, como a criação de uma estrutura organizacional, configurações de contabilidade financeira global, contas a pagar e contas a receber.

Controlling (SAP CO)

O módulo SAP CO ajuda a coordenar, monitorar e otimizar todos os processos da organização. Para atingir seu objetivo, o módulo SAP CO inclui várias funções: contabilidade de classe de custo, centro de custo, contabilidade baseada em atividades, controle de custo de produto, análise de lucratividade e avaliação de lucros e perdas em várias áreas independentes da organização.

Materials Management (SAP MM)

O módulo SAP MM lida com a movimentação de materiais na organização, incluindo logística, gerenciamento da cadeia de suprimentos, vendas e entrega, gerenciamento de depósito, produção e atividades de planejamento.

Supplier Relationship Management (SAP SRM)

O módulo SRM gerencia o relacionamento com o fornecedor. Ou seja, trata-se da conversão efetiva de produtos e serviços entre a organização e seus fornecedores. O principal processo abordado nesta seção é a obtenção de produtos como materiais diretos, materiais indiretos e serviços. Este módulo pode ser integrado de forma eficaz aos sistemas de planejamento, contabilidade e estoque.

Human Capital Management (SAP HCM)

O módulo SAP também inclui HCM-HCM, contém atividades relacionadas a recursos humanos. Neste módulo, os dados relativos ao empregado são inseridos para fins de gerenciamento, registro de tempos e salário.

O sistema de RH tem um ponto de integração muito poderoso com quase todos os outros módulos SAP (os dados podem ser transferidos sem intervenção manual). Além disso, existe uma integração muito estreita entre os submódulos de RH.

Production Planning (SAP PP)

O módulo SAP PP destina-se ao planejamento e gerenciamento da produção. É usado em conjunto com vendas, de modo que o planejamento de vendas e operações, planejamento de recursos de distribuição, planejamento de necessidades de material, planejamento de custos do produto, etc.

Quality Management (SAP QM)

O módulo SAP QM ajuda a organizar a gestão da qualidade dos produtos no processo. Isso é muito útil para as organizações acelerarem o desenvolvimento de negócios – usando uma abordagem estruturada e funcional para gerenciar a qualidade em diferentes processos.

Para atingir seu objetivo, o módulo de gestão da qualidade foi integrado a vários outros processos: aquisição e vendas, produção, planejamento, inspeção, notificação, controle, gestão de auditoria, etc.

Plant Maintenance (SAP PM)

O módulo SAP PM gerencia todas as atividades de manutenção na organização. Na verdade, estamos falando de uma série de atividades-chave, incluindo inspeções, notificações, manutenções corretivas e preventivas, reparos e outras medidas para manter o sistema técnico ideal.

Advanced Business Application Programming (SAP ABAP)

Por fim, temos o SAP ABAP, que se refere ao termo programação avançada de aplicativos de negócios, que pode ser entendido como “programação avançada de aplicativos de negócios”. Ele representa a linguagem de desenvolvimento mais amplamente usada no SAP.

Deseja aproveitar todas as possibilidades que cada um dos módulos pode proporcionar para a sua empresa? Atualize para o S/4HANA e descubra infinitas formas de otimizar suas operações!

Para garantir o projeto de conversão para S/4HANA mais eficiente, rápido e inovador do mercado (e falamos sério!), vem com o MIGNOW, o único software do mercado capaz de automatizar a migração e te manter dentro das atualizações disponibilizadas pela SAP.

Gostou deste conteúdo sobre os Módulos SAP?
Veja mais conteúdos sobre S/4HANA aqui, ou entre em contato com nosso time de vendas para um atendimento personalizado aqui.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos