Por que o fim do suporte do ECC é ponto crítico?

.Institucional

Por que o fim do suporte do ECC é ponto crítico?

  • 6 de maio de 2024
  • 6 minutos de leitura

Suporte normal para o ERP da SAP acaba em 2027 e clientes precisam se mexer.

O SAP é um sistema crucial para a armazenagem e organização de dados empresariais, desempenhando um papel chave na melhoria de processos internos. A SAP está comprometida com a atualização contínua de seu software, priorizando o desenvolvimento de novas versões e, consequentemente, descontinuando as antigas.

Essa estratégia visa encorajar os clientes a migrarem para as versões mais recentes, como o SAP S/4HANA, assegurando que eles beneficiem-se das inovações e eficiências mais avançadas disponíveis.

A descontinuação do ECC, anunciada em 2020 pela SAP, é um marco importante. As empresas que ainda utilizam a segunda geração do software precisam migrar para o SAP S/4HANA até 2027 para evitar o uso de um sistema obsoleto e custos elevados.

Essa transição é necessária também para manter o Enterprise Support, suporte técnico que fornece benefícios como acesso a atualizações regulares, correções de bugs e patches, identificação de potenciais problemas com e assistência, acesso a bibliotecas, documentação técnica e materiais educativos.

Além disso, o Enterprise Support fornece análises de fatores como áreas em que o SAP pode auxiliar na melhora de tempo de produção, trazer dados e informações para melhorar os estoques da organização, por exemplo. 

Neste passo, quando todas as versões de uma geração são descontinuadas, esta geração é terminada na SAP e todos os usuários que ainda estão nela devem migrar.

Enquanto não realizarem este processo de migração, serão taxados em 2% do valor de seu contrato para continuar utilizando o sistema. Esse detalhe sublinha a urgência e a importância de se atualizar para a versão mais recente do software.

O desafio da migração não é pequeno, considerando-se o número de empresas afetadas e os recursos necessários. Com mais de 1300 empresas no Brasil e 40.000 no mundo precisando migrar, o tempo e a mão de obra disponíveis sugerem que pode não ser possível para todas completarem a transição até o prazo final estabelecido.

A digitalização de processos internos oferece benefícios significativos, incluindo maior eficiência operacional, redução de erros, aumento da produtividade, segurança aprimorada, análises mais rápidas, além de maior simplicidade e flexibilidade durante os processos.

Essas melhorias impactam diretamente a receita das organizações e são essenciais para modelos de negócios ágeis.

O S/4HANA também está evoluindo visando, entre outras coisas, a adaptação para tendências futuras que fazem parte da transformação digital, como a Internet das Coisas (IoT), blockchain e análise avançada de dados.

Essas tendências futuras estão moldando a transformação digital das empresas, impulsionando a inovação, melhorando a experiência do cliente e criando novos modelos de negócios.

Diferente da versão anterior, o sistema foi pensado e desenvolvido de acordo com o modelo de atuação atual das organizações, adequando-se mais a mudanças. Esta demanda veio das próprias empresas, que se expandem para novos mercados e criam novas necessidades.

Antes os processos consumiam muito tempo e muitos recursos, uma vez que a versão anterior foi criada para modelos de negócios que não mudavam tão rapidamente, além de já não suportar mais os avanços tecnológicos do mercado. 

Outro exemplo são os relatórios, que estão mais simples e fornecendo informações mais completas com menos cliques, o que auxilia na economia de tempo e de recursos, aumentando a produtividade dos colaboradores por conseguir entregar resultados de forma mais rápida e eficiente. 

Desenhado para atender às demandas atuais das organizações, o SAP S/4HANA facilita mudanças, aquisições e a introdução de novos canais de venda. A nova interface, Fiori, otimiza operações, minimiza redundâncias de dados e acelera a tomada de decisões, destacando-se pela sua flexibilidade e facilidade de uso.

A partir do seu design de dados inteligente reduz tabelas agregadas e redundância de dados para maior eficiência, em vez de armazenar dados em um data warehouse e aguardar o carregamento, o sistema fornece análises e insights mais rápidos. 

O S/4 HANA também foi projetado para trabalhar com o banco de dados in-memory (IMDB), oferecendo recuperação rápida e desempenho otimizado. O IMDB armazena dados na RAM em vez de discos tradicionais ou SSDs e é 3.600 vezes mais rápido que bancos de dados tradicionais, tendo um tempo de resposta de menos de 1 segundo.

Os bancos são usados em aplicativos que exigem velocidade e capacidade, como telecomunicações e sistemas bancários podem adotar bancos in-memory para funções analíticas, modelagem preditiva e muito mais.

As transações de negócios e os recursos analíticos existentes também aceleram os insights, permitindo que as decisões sejam tomadas com facilidade e rapidez e os processos de negócios sejam realizados em um único aplicativo com uma única fonte de fatos, sem ter que alternar entre sistemas e aplicativos.

Além disso, a atualização proporciona uma redução de 20% no custo de estoque e 30% no custo total de propriedade, além de 50% de redução no tempo de processo de faturamento.

Ademais, essa versão melhora significativamente a segurança, oferecendo proteção contra invasões e ameaças cibernéticas. O processo de migração é simplificado, com atualizações regulares que melhoram a segurança, corrigem falhas e introduzem novas funcionalidades, deixando o ECC atrás em mais de 3 mil funcionalidades em comparação com o S/4HANA.

Isso sublinha a necessidade crítica de atualização para manter competitividade e preparo para o futuro.

*Por Guilherme Joventino, COO e co-fundador da Mignow.

Veja onde esta matéria foi publicada!

Por que o fim do suporte do ECC é ponto
crítico?

LINK DO CONTEÚDO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos