O fim do SAP Enterprise Support para o ECC afeta mais a sua empresa do que você pode imaginar.

.Blog

O fim do SAP Enterprise Support para o ECC afeta mais a sua empresa do que você pode imaginar.

  • 3 de março de 2022
  • 6 minutos de leitura

Você pode estar alguns anos atrás da concorrência sem ao menos saber disso. Saiba mais detalhes sobre sobre o fim do SAP Enterprise Support:

Se pudéssemos listar um motivo para o sucesso de um negócio, provavelmente seria: Aproveitar os investimentos realizados (chamados ROI) e transformá-los em oportunidades. As empresas que não possuem essa mentalidade dificilmente se manterão competitivas, aumentando as chances de uma possível crise. Com isso em mente, a finalidade do SAP Enterprise Support é proteger os investimentos existentes, agilizar as operações e através das recentes inovações da SAP, atuar como um verdadeiro parceiro de negócios.

Mas você entende o que realmente é o SAP Enterprise Support e quais oportunidades de negócios estão em suas mãos agora mesmo?

Atualmente, o SAP Enterprise Support inclui melhorias e inovações contínuas como:

  • Novas versões de software das Soluções de Suporte Corporativo licenciadas, bem como ferramentas e procedimentos para atualizações.
  • Pacotes de suporte – Pacotes de correção para reduzir os esforços de correções únicas. Além de correções, os pacotes de suporte também podem conter correções para adaptar a funcionalidades aos requisitos legais e regulamentares.
  • Para versões dos aplicativos principais do SAP Business Suite 7 , a SAP pode fornecer funcionalidade e/ou inovações aprimoradas por meio de pacotes de aprimoramento. A prática atual da SAP é fornecer um pacote de melhorias ou outra atualização por ano.
  • Atualizações de tecnologia para oferecer suporte a sistemas operacionais e bancos de dados de terceiros.
  • Código-fonte ABAP disponível para aplicativos de software SAP e módulos de função liberados e suportados adicionalmente.
  • O gerenciamento de alterações de software, como configurações ou atualizações de soluções, é suportado, por exemplo, com conteúdo, ferramentas e material informativo.
  • A SAP oferece ao Cliente até cinco dias de serviços de suporte remoto por ano de arquitetos de soluções SAP para:

    Auxiliar o Cliente na avaliação dos recursos de inovação do pacote de aprimoramento SAP mais recente e como ele pode ser implantado para os requisitos do processo de negócios do Cliente.

    Fornecer orientação ao Cliente na forma de sessões de transferência de conhecimento, com peso de um dia, para software/aplicativos SAP definidos ou componentes do Backbone de Suporte Global. Atualmente, os agendamentos de conteúdo e sessão são declarados na SAP Enterprise Support Academy. A metodologia de agendamento, disponibilidade e entrega fica a critério da SAP.
  • A SAP oferece ao Cliente acesso a autosserviços guiados como parte do SAP Solution Manager Enterprise Edition, ajudando os Clientes a otimizarem o gerenciamento de soluções técnicas de soluções de suporte empresarial.
  • O suporte é muito mais do que um help desk. O suporte de última geração é um facilitador para ajudá-lo a atingir as metas da sua empresa

SAP Enterprise Support: mais de 1450 serviços e ferramentas disponíveis e cobertura para qualquer situação.

  • Encontre negócios e melhorias por meio do relatório de oportunidades do SAP Enterprise Support.
  • Adaptado à sua organização com benchmarks do setor.
  • Obtenha conselhos, otimize e melhore continuamente por meio dos mapas de valor do SAP Enterprise Support.
    Exemplo: Reduza as transações não utilizadas por meio do gerenciamento de código personalizado.
  • Aproximadamente 7.400 transações e relatórios de clientes em seus sistemas causam ajustes e esforços de teste para você todos os anos.
  • A SAP estima que 74% de seus objetos de código personalizados não são usados. A referência na indústria é 30% de código personalizado não utilizado.
  • A economia de esforço de 1.625 horas por ano pode ser alcançada eliminando 3.250 objetos para atingir a referência do setor.

Agora que entendemos a importância do SAP Enterprise Support e quais são as oportunidades que a SAP oferece através dele, precisamos explicar que você pode estar utilizando essa ferramenta de forma totalmente errada. Sem a capacidade de atualização constante, seu negócio pode ficar desatualizado, sem aproveitar o investimento (nada pequeno) que está sendo feito pela sua corporação.

Você pode estar anos atrás de sua concorrência e nem saber disso.

Afinal, como competir com quem tem a versão mais atualizada, com anos de aperfeiçoamento pela frente?

Bem, chegamos ao ponto crítico deste artigo e precisamos explicar por que você deve prestar mais atenção quando se trata de atualizar para o S/4HANA.

Então, afinal, o que está acontecendo?

Em primeiro lugar, o Enterprise Support da SAP para a versão ECC durará apenas até 2025 (essa é a primeira má notícia) 🤯

Acreditamos que a capacidade do mercado global para concluir projetos de migração e upgrade para S/4HANA não seja superior a 2.500 por ano, mas temos cerca de 40.000 empresas que precisam migrar para S/4, se não quiserem ficar para trás (e esta é a segunda má notícia). O fato de a SAP ter lançado 173 go-lives na América do Norte em 2019 diz tudo o que você precisa saber a esse respeito.

Novamente, vamos fazer um pouco de matemática. A capacidade de colocar os clientes live é inadequada para cumprir qualquer um dos prazos que vemos hoje. Ou seja, a menos que a comunidade possa aumentar a força da bancada com consultores experientes por um fator de x2, é muito difícil ver como seria possível.

Indo mais longe, se você acredita que o universo de clientes SAP é maior do que as estimativas atuais e que a SAP pode obter mais clientes na linha de compra, então o problema do cronograma fica pior, em vez de melhorar.

A única maneira de isso realmente funcionar é se a SAP conseguir que os clientes migrem diretamente para um ambiente multilocatário onde as implementações sejam mais simples e rápidas do que o tipo de projeto normal de 18 meses que você esperaria ver.

Quer saber como evitar o problema da falta de suporte e falta de atualização antes de todo mundo? Clique no botão abaixo:

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos